Quem sou eu

Minha foto
Estudantes da área de Turismo na cidade de Nova Friburgo - Região Serrana do Rio de Janeiro.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

3º Distrito: Campo do Coelho

 
 
}  O Campo do Coelho é o 3° distrito do município fluminense de Nova Friburgo, localizando-se às margens da RJ-130, a 12 km de Nova Friburgo, 55 km de Teresópolis e 145 km da capital. Dotado de inúmeras belezas naturais, conta ainda com vários hotéis-fazenda, fazendo parte do Circuito Tere-Fri. Na localidade de Conquista, que faz parte de Campo do Coelho, localiza-se a Queijaria Escola de Nova Friburgo, um dos símbolos da colonização suíça no município. É na região que está situado os Três Picos, na localidade de baixada de Salinas, em que o Pico Maior de Friburgo é considerado o ponto culminante da Serra do Mar, com 2.316 metros de altitude e que se inclui no Parque Estadual dos Três Picos. Por isso, o lugar é muito freqüentado pelos praticantes do montanhismo e do ecoturismo. O distrito também destaca-se pela produção de hortaliças (couve-flor e tomate).
 
}  A área do distrito de Campo do Coelho foi desmembrada do 1º distrito .

O distrito foi criado pelo Decreto nº 1809 , de 25 de janeiro de 1924 , com o topônimo de Terras Frias , com sede em Campo do Coelho . Somente passou a denominar-se Campo do Coelho pelo Decreto nº 641 de 15 de dezembro de 1938 .

Hoje , o distrito de Campo do Coelho abrange as localidade de Conquista , Salinas , São Lourenço , Barracão dos Mendes , Rio Grande , Baixada de Salinas , Campestre , Patrocionio , Três Cachoeiras , Pilões , Hotz , Santana , etc...

A vila de Campo do Coelho , urbanizada pelo Prefeito Paulo Azevedo , tem um bom comercio e está se constituindo num ponto residencial importante , pois fica a , apenas , 16 km do centro urbano de Nova Friburgo .

A economia de Campo do Coelho é todavia , baseada na atividade agrícola , cijos produtos são comercializados no mercado do produtor rural , situado em Conquista .

A olericultura , a produção de grãos e de frutas ( morango ) e as criações de chinchila e cabra constituem a forca da economia de Campo do Coelho .

No distrito , há Fazenda Escola Rei Alberto I , projeto do Instituto Bélgica Nova Friburgo , que é mantido com recursos diversos , principalmente da Prefeitura de Nova Friburgo , que se constitui de uma escola profissionalizante , que forma técnicos em agropecuária . Ela está situada na localidade de Campestre .

Em Conquista , fica sediada a Associação Fribourg-Nova Friburgo , com o Museu da Colonização Suíça , uma queijaria escola e uma chocolataria escola .
Curiosidades.

1- Contam os antigos moradores que o nome Campo do Coelho foi dado em homenagem a uma tradicional família COELHO  , possuidores de terras, onde os viajantes paravam para descansar e depois seguir viagem. Daí o nome CAMPO DO Sr. COELHO.

2- Campo do Coelho é o distrito de Nova Friburgo que mais contém  famílias japonesas.Neste ano houveram comemoração no distrito como a comemoração dos 100 anos da imigração japonesa para o Brasil,nos jardins da queijaria suíça, e a festa da cerejeira.

Bairros que compoem o distrito:

CONQUISTA – Em conquista, localiza-se a Queijaria Escola, a Chocolataria Henry Nestlé e o memorial da Casa Suíça, onde é contada a colonização suíça em Friburgo.

 -SALINAS- Há duas versões para a origem deste nome, uma conta, que é em homenagem a uma senhora, cujo nome era “Lina” muito querida na localidade, outra versão mais histórica, nos reporta aos antigos caminhos que os tropeiros percorriam com mercadorias para serem distribuídas no interior de estado. O sal por ex era trazido do litoral por mulas e ficavam nos depósitos (galpões) que ficava nas trilhas por onde passavam... Por isso passou a ser conhecida como Salinas.

SÃO LOURENÇO- As terras da Fazenda São Lourenço, foram adquiridas  pelo Barão  de Nova Friburgo e em 1873,esta foi inventariada por morte do Barão,com animais  escravos,casa de venda,paiol,animais de sela,vacas de leite,e então pouco a pouco,São Lourenço foi sendo fracionada.

-RIOGRANDE – Localizada onde encontramos a Fazenda Riogrande. Esta fazenda possui a 2º maior criação de araras do Brasil.

CAMPESTRE – era uma fazenda com 1.6000 alqueires, sendo a principal produtora agrícola e leiteira da região. Em suas terras desembocam dois rios: O Rio do Campo do Alto e o Rio do Baixadão. De Campestre temos uma visão privilegiada dos Três Picos.

-BAIXADA DE SALINAS – Antigamente, os moradores da localidade de Campestre, quando queriam se deslocar ao local conhecido atualmente como Baixada de Salinas, diziam: “ou à Baixada”. Como este lugar ficava próximo à região denominada Salinas passou a ser designado até os dias atuais como o conhecemos.

-CENTENÁRIO – Os cem anos da colonização de Nova Friburgo foram comemoradas com uma grande festa. A população compareceu em massa e, também estiveram presentes ao evento os moradores dessa região, que apreciaram muito a comemoração do aniversário de nossa cidade.



Um dos moradores, para festejar tal passagem, resolveu fazer uma “festança” convidando todos os habitantes do local. No dia seguinte, os vizinhos comentavam animadamente que a festa que o “compadre” ofereceu estava melhor que a do Centenário de Nova Friburgo. A localidade passou a ser conhecida então, como Centenário, que perdura até hoje.

-HOTIZ - Grande produtor de morangos (fragaria vesca), a comunidade dos Hotiz recebe este nome devido à família de origem suíça que habita o lugar, sendo detentora da principal produção da região, que possui clima e terra propícios ao cultivo desta saborosa fruta, utilizada também no preparo de deliciosos bombons e geléias.

-TRÊS CACHOEIRAS - Localidade onde podemos encontrar cachoeiras e quedas d’ águas envolvidas por belíssimas paisagens.

-BARRACÃO DOS MENDES – Lugar predominantemente agrícola que nos últimos anos vem se desenvolvendo, possuindo agora um posto de gasolina e supermercado.

-PATROCÍNIO – Localizado na entrada de Salinas. Possui inúmeras plantações, lá está localizado o segundo principal cemitério do distrito.

-PILÕES – Região predominantemente agrícola. Possuidora de uma bela paisagem natural.

-SANTANA – Lugar onde se encontra uma bela paisagem pra quem gosta de ar fresco; a agricultura também é a atividade que mais se destaca

TURISMO

Visitar   Campo do Coelho  não implica,apenas,a conhecer  a sua  fértil  lavoura.Para visitantes, existem  opções  de lazer, de hospedagem e de alimentação,incluindo diversos  hotéis,como  o Baviera, Tirol, o Vista soberba e o antigo  Hotel  Alvorada,ainda hoje 



pertencente á rede hoteleira Bela  Vista, que  explora  outros  estabelecimentos   em   todo o território nacional. Encontramos  também   o Poço  Meu Paraíso,mais  profundo e com uma ilha bem maior.
Na localidade de  Campestre , temos  o Poço  Manel   Berro,sem falar na famosa Prainha,situada também em Três C achoeiras


-TRÊS PICOS

 A formação rochosa dos Três Picos de Salinas, localizada numa região conhecida como Tres Picos, 13° Distrito de Nova Friburgo, próximo a Salinas e São Lourenço,na cidade de Nova Friburgo, Rio de Janeiro, fica dentro do Parque Estadual dos Três Picos, com uma área aproximada de 46.350 hectares, é o maior parque estadual do Rio de Janeiro, abrangendo porções dos municípios de Cachoeiras de Macacu (49,1% da área do PETP), Teresópolis (19,9%), Nova Friburgo (19,7%), Silva Jardim(7,1%), Guapimirim (4%). A formação possui de 2.310 metros de altitude e é conhecida como Montanhas Fantasmas, por não estarem inseridas nas cartas topográficas regionais.
Ao redor da formação existem outras pedras e picos de relevante interesse, como a Pedra do Gato, a Pedra do Capacete, bem ao lado dos três picos e a Pedra da Cabeça do Dragão. Na região se localiza também o Vale dos Deuses, área excelente para acampamentos e para apreciar e curtir a natureza.
As caminhadas nesta região são consideradas de nível médio à difícil. Trilhas como a do Vale dos Deuses-Bonsucesso, em Teresópolis, chamam a atenção pela presença da mata intocada e de cachoeiras de rara beleza. A própria trilha que leva ao Vale dos Deuses e aos Três Picos, já é de tirar o fôlego, não pela esforço, mas pela vista do Pico da Caledônia e dos vales e montanhas da região serrana.
A localidade em torno do parque estadual vive da agricultura e do agroturismo, geradores de renda e riquesa para os moradores.



No local existe a sede do parque em uma casa antiga, adaptada para tal uso, Lé é possível encontrar guias cadastrados, material informativo sobre a região e instalações úteis para visitantes.

-CACHOEIRAS

Não é só de “Três Picos” que vive o turismo de Campo do Coelho  .Não faltam  rios e  cachoeiras  em que visitantes  podem  se refrescar  e aproveitar opções de lazer que só encontramos no  bucólico do interior. Em  Três Cachoeiras,o Poço  Almeida é uma delas,com sua pequena ilha de areia cercada por águas calmas,onde até criança se diverte  sem maiores riscos.
Encontramos  também   o Poço  Meu Paraíso,mais  profundo e com uma ilha bem maior.
Na localidade de  Campestre , temos  o Poço  Manel   Berro,sem falar na famosa Prainha,situada também em Três C achoeiras.

-SPA  MARIA BONITA

Famoso  internacionalmente , o  SPA  Maria Bonita,situado no km 13   da estrada Friburgo x Teresópolis,outrora  funcionava  como Hotel Fazenda conceituado  na região.
Recomendados  aqueles  que desejam  perder  uns quilinhos, ou somente para descanso,o estabelecimento possui  uma grande  área verde,com piscina, salão de jogos,quadra de esportes, sala de TV, de massagem e um restaurante que serve uma  dieta balanceada de acordo com  as recomendações  médicas sugeridas a cada  hospede. Ao se hospedar no hotel, o cliente passa por uma bateria   de  exames para avaliação de seu estado físico e psicológico, estando apto   ao tratamento oferecido pelo  SPA.

-CHOCOLATARIA HENRY NESTLÉ

Nome dado em homenagem ao grande empresário suíço que universalizou a fabricação de chocolate . A chocolataria  proporciona  cursos de chocolates  artesanal que vêm dar prosseguimento a uma  série auto-instrucional iniciada com um conjunto de cursos de fabricação de queijos ministrado pela  Queijaria  Suiça.

-MEMORIAL   DA CASA SUÍÇA

Se  o visitante preferir um programa cultural,pode visitar o Memorial da Casa  Suíça  localizada na Estrada Friburgo x  Teresópolis,km 18, junto a Casa  Suíça de Nova  Friburgo.
Inaugurado em   1º de agosto de 1996,o memorial possui  um acervo de objetos e ferramentas semelhantes as usadas pelos colonos suíços  que chegaram em Nova Friburgo em 1819,além de fotos  e lembranças do primeiro encontro de habitantes de Friburgo em  Friburg ,em 17 de novembro de 1977. Há também a reprodução de um quadro típico dos primeiros  colonos  e uma maquete de um dos navios que os trouxeram.Uma placa  contém o nome  destas família de imigrantes.Através  de quadros explicativos,é possível conhecer toda a odisséia que foi   a  viagem  da Europa  até aqui,e os primeiros anos de colonização de Nova  Friburgo.

-QUEIJARIA ECOLA

 Localiza-se no Km18 em Conquista. Idealizada em1985. a queijaria foi inaugurada no dia 1ºde março de 1987, no 3ºencontro suíço – brasileiro. O capital empregado era ³/4 de origem suíça, principalmente da área privada e provido pelo Ministério da Educação do Brasil.

 -ALDEIA DA CRIANÇA ALEGRE - Kinderdorf  Rio

Visa estruturar lares, acolher, cuidar e crianças e adolescentes. Foi fundada a cerca de 20 anos na localidade de Centenário.
Conta co7 casas para 70 crianças e adolescentes. Possui centro comunitário, quadra e cozinha, salas para reforço escolar, artesanato, lazer, marcenaria, serralheria, área de agricultura, criação de animais, educação ambiental, etc.
Em anexo um posto de saúde doado à comunidade.

 –JARDIM DO NEGO

Localizado na Estrada Friburgo - Teresópolis, Km 16,5 (sentido para Teresópolis).
ENTRADA R$ 10,00 - CRIANÇAS NÃO PAGAM.  O ateliê do artista plástico funciona ao ar livre, dando formas aos barrancos que circundam o sítio instalado na estrada Teresópolis-Friburgo. Por todos os lados, esculturas gigantescas representam mulheres, crianças e animais, entre outras imagens. 
Geraldo Simplício , mais conhecido como Nêgo, cearense,  esculpe com barro, , pessoas e animais nos barrancos  de sua propriedade, muita das vezes na composição, cochas de seu próprio terreno, um  verdadeiro ateliê a céu aberto.
 De 1981 para cá começou a mostrar seu  talento na cidade, expondo suas esculturas de maneira no centro de artes , parou por um tempo e logo que adquiriu um terreno próprio começou a esculpir em barro.

Sua maior referência é a índia potira, dentre tantas belas esculturas  e a cada uma leva em média 2 anos para sua finalização e sua mais nova escultura é a de um bebado com sua garrafa de cachaça ainda em construção.

Venham conhecer essas belezas!!!

Zaiane Marcello- Estudante de Turismo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário